4 dúvida de Anorexia e Bulimia



 Quais realmente seriam as duvidas de uma pessoa com T.A? O que queria saber que não existe de forma tão superficial nas informações corridas no Google?

E deu certo... A entrevista foi de uma maneira clara e intensa por isso dividimos em duas partes para que assim pudesse refletir nas resposta de forma tranquila e serena ...Peguem um café e venham para o nosso divã com a psicóloga Luciana Kotaka !

Sobre a Luciana : Psicóloga e especialista em Transtornos Alimentares, Luciana Kotaka desenvolve seus trabalhos há mais de 14 anos, sendo referência nesta área por realizar atividades focadas em tratamentos que envolvam a relação direta entre o distúrbio do peso e a psicologia.



Equipe Help: Como podemos encontrar o amor próprio para que sejamos felizes com o nosso corpo?


A psicoterapia irá trabalhar as questões internas, nossa autoimagem, do porque nos construímos de determinada forma e como ir mudando essa visão a respeito de nós mesmos. O resgate da autoestima, com técnicas específicas que são utilizadas com esse objetivo. Quando aprendemos a falar não, a nos respeitar, nos aceitar, aprender a nos amar.

2) Existem varias contradições  sobre o processo do Transtorno Alimentar (T.A). Você como psicóloga  na área a anos qual o seu posicionamento sobre:  Como é o processo da recuperação do T.A? Existe realmente cura ou só controle dos comportamentos?

Não existem outras formas de se tratar as Tas que não seja com uma equipe clínica, sendo assim o tratamento consiste em: um profissional nutricionista para auxiliar essas pessoas a aprenderem a comer correta e saudável. O piscólogo que irá focar nos transtornos de imagem corporal, ansiedade, depressão, baixa autoestima, entre outros fatores que fazem parte do processo das pessoas, auxiliando-as a desenvolverem recursos internos e externos para aceitarem seu corpo e/ou buscarem mudanças de forma adequada.O Psiquiatra que pode medicar quando se faz necessário a intervenção com medicação. O grupo terapêutico, que irá proporcionar aos participantes a identificação com o outro e a ajuda mútua na busca de saúde mental e alimentar. Existe os grupos de compulsivos anônimos que também tem o objetivo de auxiliar no controle da compulsão, seguem os passos do AA.

3) Mesmo sabendo que o T.A é multifatorial muitas começam por não lidar com ansiedade e novidades que a vida reserva fazendo assim uma transferência  para alimentação. Poderia dar umas dicas para não colocar a comida como caminho situacional?

O primeiro passo é a conscientização, mas a um nível mais profundo, de forma que as novas informações e desejo de mudança possam realmente alterar o comportamento. A partir desse momento que existe o desejo de mudar e a pessoa está realmente aberta para isso, fica mais fácil seguir uma nova vida, buscando sempre melhorias reais. É importante avaliarmos com um médico psiquiatra especialista nessa área se o nível de ansiedade apresentada realmente deve ser tratada com ansiolítico ou somente com terapia, pois o nível for muito alto o paciente não consegue controlar a ansiedade e acaba comendo, e aqui podemos também citar a compulsão que estão caminhando juntas. O importante é que a partir do momento que está em processo terapêutico vai conseguir lidade melhor com a relação comida e afeto, porque ao contrario do que imaginamos, a causa do comer nem sempre está ligado a comida em si, mas em situações que podem ter ocorrido em qualquer fase da vida, na infância por exemplo.Desta forma dar dicas de controle de ansiedade podem ou não funcionar, vai depender do elemento inconsciente que as levam a comer em excesso.

Porém vou passar algumas dicas concretas: (Corre para anotar no seu caderninho)

- Coma a cada 3 horas, evitando assim crises compulvisas
- Prática de Yôga, que ajuda através de exercícios de respiração a controlar a ansiedade.
- terapia
-Encontrar outras formas de liberação de ansiedade, por exemplo fazendo um trabalho manual que seja prazeroso;
- Atividade física.
- Outras atividades que tem o poder de mudar a mente da comida, algo que relaxe e dê prazer.

4) Como controlar os pensamentos?

Existem medicações que podem auxiliar essa situação e junto com a terapia seja individual ou em grupo os benefícios e mudanças vão melhorando esses pensamentos que se tornam obsessivos.


Gostaram do esclarecimento?

Comentários
1 Comentários
 
Help Ana e Mia © 2016 |Aqui sua vida tem valor ♥